A busca da nossa identidade
Sempre digo que nossos problemas começam com o dicionário. Se todos usássemos o mesmo dicionário seria mais fácil. Por isso vamos começar definindo identidade:
Substantivo feminino; qualidade de idêntico; os caracteres próprios e exclusivos de uma pessoa: nome, idade, estado, profissão, sexo, etc.
Segundo Miniaurélio: Idêntico; Perfeitamente igual.
Eu queria e quero ser igual a Jesus, idêntica a Ele. Você quer ser assim também?
Seguindo essa linha comecei a me perguntar: quem eu sou?
Quem sou eu?
Acredito que todos aqui já fizeram esta pergunta em algum momento de suas vidas. Então vamos ao manual do nosso fabricante, brincadeirinha…. vamos à Palavra de Deus.
Gênesis 1:11: E disse: Produza a terra relva, ervas que deem semente e árvores frutíferas que deem fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nele, sobre a terra. E assim se fez.
Deus trabalha por princípios. Ele desejava ter árvores e frutos por isso disse para a terra: Terra, produza árvores e sementes. E a terra atendeu à sua vontade. Depois Deus desejou astros e estrelas. Então ordenou:
Gênesis 1:14: …haja luzeiros no firmamento dos céus…
Depois Ele desejou ter cardumes que vivessem nas águas. Então disse às águas que produzissem peixes e animais aquáticos. Em seguida disse à terra que produzisse aves e animais domésticos. E assim a obra da criação foi feita. Qual princípio Deus quer nos ensinar aqui?
Árvores = terra
Peixes = água
Aves e animais = terra
Os animais nascem da terra, vivem da terra, alimentam-se da terra, morrem na terra e depois se tornam terra novamente. Podem não gostar mas é o natural. É sua origem.
Em Gênesis 1:26 acontece algo tremendo e maravilhoso. Deus disse: Façamos o homem à nossa imagem, conforme nossa semelhança.
Para quem Deus disse? Deus disse pra si mesmo. Em outras palavras: “saia de mim mesmo o homem”. O pronome está no plural “nós” demonstrando que Jesus também participou da criação.
Assim, o princípio é o seguinte: Nossa existência está ligada a Deus. Precisamos dele para viver. Temos a mesma essência, criados a imagem e semelhança d’Ele. Precisamos da comunhão com ele. O “ser” de Deus é a nossa origem. Maravilhoso, não é mesmo?
Continuaremos…