Novidade! Perdi quase 10 quilos! E quero dar uma dica para vocês: chá de hibisco, que além de uma delícia, ajuda a emagrecer.
Sempre fui magra. Cheguei aos 40 com meu peso de 17 anos. Na minha gravidez, aos 25 anos, engordei pouco mais de 9 quilos e três meses depois do nascimento do meu filho estava mais magra que antes por causa da amamentação.
E foi meu filho que me ajudou e tem ajudado neste processo de perder peso pois de repente, me vi uma gordinha…
O chá de hibisco é preparado com o cálice do botão seco da flor chamada Hibiscus Sabdariffa, que não é aquela espécie de hibisco normalmente encontrada nos jardins.
A bebida conta com diversas substâncias antioxidantes, como os flavonoides, especialmente as antocianinas, que possuem efeito cardioprotetor, vasodilatador e contribuem para evitar o acúmulo de gorduras.
Este último efeito ocorre porque o chá reduz a adipogênese, processo no qual há produção de células de gordura, os adipócitos, cujo excesso leva ao acúmulo de gordura no corpo.
O chá de hibisco também emagrece porque contém um inibidor que bloqueia a produção de amilase, uma enzima que transforma o amido em açúcar. Beber chá de hibisco após as refeições vai ajudar a reduzir a absorção de carboidratos, o que gradualmente levará à perda de peso.
Estudos apontam que alguns flavonoides presentes na bebida possuem um efeito cardioprotetor e vasodilatador. Assim, as substâncias ajudam a aumentar o colesterol HDL (considerado bom) e a diminuir o colesterol LDL (considerado ruim), triglicerides e a pressão arterial.
Receitinha:
Use uma colher de sopa de hibisco para 1 litro de água. Deixe levantar fervura e abafe por 10 minutos. Depois coe, deixe esfriar e coloque na geladeira. Beba uma xícara após as refeições. Duas no total por dia.
Obs.: Não adianta apenas tomar o chá e não reduzir açúcares e carboidratos.
Beth Alves